Me encomodou ontem a tamanha diferença apresentada entre as esquipes Real Madri e Barcelona. Após ver o resultado fiquei me perguntando como um jogo com 16 campeões Mundiais pode acabar 5 a 0? Parando para pensar um pouco, percebi que é simples responder. Ao contrario do Real Madri, no Barcelona muitos jogadores foram formados nas categorias base do clube ou estão lá a alguns anos, portanto possuem um grande entrosamento essencial para se possuir um grande time.
A equipe madrilenha por outro lado a cada temporada contrata craques em todas as posições formando um grande plantel, mas não um grande time, sendo um belo exemplo do futebol monetário presente na maioria dos times europeus, gastam uma fortuna incalculável, mas no final das contas acabam ficando em segundo lugar, perdendo o campeonato para os verdadeiros times, formados pelo entrosamento e não pelo dinheiro. Na Espanha, como na maioria dos campeonatos europeus, ficar em segundo lugar é uma grande derrota, tendo em vista que só existem dois times com condições iguais (financeira e técnica) de disputar o título e os outros são meros coadjuvantes que raramente roubam a cena. Tal fato torna os campeonatos europeus muito previsíveis e em certo ponto sem graça, diferente do que ocorre no Brasil.
Aqui, estamos chegando a mais um fim de Campeonato Brasileiro. No seu início em apostei no Santos como campeão, da mesma forma que outros apostaram no Corinthians, São Paulo, Palmeiras (ta Palmeiras não), Internacional, Cruzeiro, Grêmio, enfim não seria nenhum grande absurdo apostar em pelo menos 10 dos 20 clubes que disputam o campeonato para ser campeão. Tal fato da uma emoção maior para o campeonato, pois existem muitos clubes com condições semelhantes de disputa, então em uma rodada seu clube é lider, daqui a algumas rodadas pode estar brigando para não cair, o equilibrio é tamanho.
Ver o futebol europeu é bem interessante para os amantes de futebol, pois lá estão presentes grande parte dos craques existentes no Mundo, mas acompanhar o Campeonato Brasileiro, torcer ponto a ponto pelo seu clube, seja uma luta para ser campeão, ir para Libertadores, Sul-Americana ou até mesmo fugir do rebaixamento, não tem comparação com nenhum outro campeonato no Mundo.